quinta-feira, 22 de julho de 2010

Carro é investimento?

Esse artigo foi publicado por Thaís Aux no blog Finanças Pessoais (http://financaspessoais.blog.br), no dia 6/07/10 (acesso no dia 22/07/10).

Achei de grande valia, por isso compartilho com vocês.

Até...

"Depois que comecei a escrever esse blog e entender mais sobre finanças, diversos amigos vêm me pedir conselhos. Eu acho ótimo, o intuito é ajudar mesmo. Esses dias ouvi de um desses amigos que o objetivo dele era comprar um carro zero no final do ano (no caso, o novo Uno), e queria saber onde guardar o dinheiro até lá. Eu falei que meu objetivo era dissuadi-lo da ideia até o final do ano!

Ele alega que não quer que o carro dê problemas, porque não entende nada de mecânica. Por isso quer um carro zero. E mais: assim que der um ano, ele quer trocar por outro carro zero (!!!).

Quanto à melhor forma de guardar o dinheiro, orientei que ele guardasse o dinheiro na poupança mesmo, porque é livre de IR. Uma amiga minha disse que era melhor colocar no Tesouro, mas não sei se vale a burocracia toda de abrir conta em corretora, fazer DOC, pagar IR, tirar antes do prazo de vencimento. Afinal, são só 6 meses. Comentem aí suas opiniões.

Já em relação à compra do carro em si, é importante esclarecer alguns pontos. Não preciso nem dizer como a compra de um carro zero pode ser ruim. Você paga por algo que desvaloriza 10 segundos depois, o seguro e o IPVA são altíssimos e pra completar, você não aprende a se virar quando o carro quebrar. Eu sei porque meu carro é de 1997 e eu já passei vários perrengues – mas aprendi. Não tenho mais tanto medo de ser enganada por mecânicos. Além de tudo isso, carro não deve ser considerado investimento, porque só desvaloriza ao longo do tempo. Acho que esse é o ponto principal que as pessoas devem ter em mente ao se afundar em 60 prestações com juros a perder de vista.

Meu conselho pra esse amigo: compre um carro de 2005 pra cá, que tenha tido só um dono. Daqui uns 3, 4 anos, compre o novo Uno (que não será mais tão novo e então será vantajoso). Tem que fazer também muita pesquisa de preço pra ver as vantagens e desvantagens. A primeira coisa que ele precisa é de informação, e pode fazer isso enquanto guarda o dinheiro. Espero que ele tome a decisão correta – eu vou atualizando vocês sobre o assunto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário