Nesse final de semana acompanhei pela net o caso de Delara Darabi. Para quem não sabe Delara é uma pintora iraniana condenada à pena de morte por ter, supostamente, assassinado a prima. Seguem detalhes do caso abaixo, retirados do blog do Dr. Walter Maierovich (http://maierovich.blog.terra.com.br/). Veja:
“Delara Darabi tinha 17 anos de idade quando foi presa no Irã. Foi acusada de ter matado com uma punhalada a prima de 58 anos de idade. Respondeu, também, por furto na casa da prima morta e por manter relacionamento sexual com o namorado Amir Hossain de 19 anos de idade: no Irã, sexo só com o casamento e a adúltera recebe pena capital.
Hoje, Delara Darabi está com 23 anos. Continua presa desde os crimes consumados em 2005. Na segunda-feira, 20, será enforcada por ter sido considerada autora da punhalada, com intenção de matar.
Pelo furto e intimidade com o namorado, cumpriu pena de 3 anos de cadeia. Recebeu, em público, 50 chicotadas pelo furto e mais 20 pelas relações amorosas com o namorado.
Delara Darabi nega ter matado a prima.
Ela disse que confessou quando presa para “salvar” o namorado da pena de morte. Frisou que imaginava, pelos seus 17 anos, que não seria condenada à morte. Errou nos cálculos, pois a responsabilidade criminal no estado teocrático do Irã começa aos 15 anos de idade para homens e 9 anos para as do sexo feminino.
O crime de homicídio, frise-se, consumou-se em 2005 e a sentença condenatória à pena de morte foi confirmada pela Corte Suprema em 2007.
A única chance legal para Delara Darabi seria a família da vítima, — sua prima–, aceitar uma indenização em dinheiro.
O pai da condenada já fez a oferta, mas não houve aceitação. O genitor da vítima pretende renovar a proposta até o último momento, ou seja, até antes de o cadafalso se abrir e a filha ficar pendurada.
Segundo o advogado e as organizações internacionais de defesa de direitos humanos ficou provado nos autos, por laudo pericial oficial e único, que Delara Darabi é inocente. Para os peritos, o golpe de punhal foi desferido por uma pessoa destra. Darabi é canhota”.
Pois bem. Em razão da pressão internacional a execução de Delara foi suspensa por 2 meses. Segundo analistas, o risco ainda existe, mas caiu de 90% para 5%. Você pode conferir mais detalhes no blog do Dr. Walter Maierovich (http://maierovich.blog.terra.com.br/)
Esse caso nos leva a diversas reflexões e discussões no mundo jurídico, como, por exemplo, maioridade penal, pena de morte e penas corporais.
Qual sua opinião? Você acha que Delara deve ser executada? A situação pode ser analisada sob diversas óticas.
Como foi provado pelo Laudo Pericial que ela é inocente, essa sentença deveria ser revogada!
ResponderExcluirE também de alguam forma, essas "Leis Iranianas" deverim ser revistas.
Bom,eu acho que devemos respeitar os costumes e as leis de cada país.Porém nesse caso,se foi comprovado que a moça é inocente, ela tem que ser libertada o quanto antes e tem que haver uma pressão internacional sim para que isso aconteça o quanto antes.Crime maior é negar a liberdade a um inocente.
ResponderExcluirVinícius e Cilmara: Concordo, embora a questão seja muito complexa.
ResponderExcluir