Gosto dos vencedores. Acredito que podemos aprender com eles.
Os vencedores são símbolos de superação, dedicação e luta. Por isso, colhem os frutos da vitória e do merecimento.
Apresento a vocês um vencedor: Vladimir Kramnik, enxadrista russo.
O estilo de jogo de Kramnik é prudente e extremamente precavido, semelhante a Anatoly Karpov (veja postagens anteriores), o que faz com que perca um número reduzido de partidas.
Em 2001, conseguiu derrotar o lendário Garry Kasparov, sendo até hoje o campeão mundial de xadrez pela WCC (Conselho Mundial de Xadrez), que é uma entidade dissidente da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), órgão máximo do xadrez mundial.
A seguir Vladimir Kramnik fala sobre uma doença degenerativa que o acomete (fonte: www.clubedexadrez.com.br)
Vladimir, antes de passarmos ao nosso tópico central, o match contra Deep Fritz, gostaria de lhe fazer algumas perguntas sobre assuntos gerais, como a sua saúde. O que houve?
Sinceramente, não gosto de falar sobre esse assunto, e possivelmente não o faria agora, mas há muitos rumores correndo por aí, como você deve saber, então acho que devo. Aids e câncer estão entre as coisas mais simples que correm por aí, e assim acho que agora é hora de revelar ao público qual o real problema: ankylosing spondylitis, uma doença reumática que causa artrite na espinha e juntas sacro-ilíacas e freqüentemente inflamações dos olhos, pulmão e válvulas cardíacas.
Quando começou?
Começou realmente há poucos anos, logo após 2000, mas foi diagnosticada definitivamente só há cerca de três anos. Em 2001 eu tinha inflamações ocasionais e dor, mas eram suportáveis. Não agradáveis, mas suportáveis. Inicialmente não dei atenção, mas começou a piorar. Os médicos disseram que eu precisava me tratar e que era hora de acabar com isso de uma vez.
Como isso afetava sua performance, durante um jogo ou torneio? Você começava se sentindo bem e então ficava cansado ou algo assim?
Não, isso não se relaciona aos torneios. Você simplesmente não se sente bem nem antes, nem durante e nem depois do jogo... Simplesmente dói, tudo simplesmente dói. É artrite, inflamação das juntas. Em um período de crise, muitas articulações são particularmente dolorosas, permanentemente. Assim, você tem de tomar um monte de analgésicos e anti-inflamatórios, que lhe deixam dopado. E eles não aliviam a dor completamente, apenas diminuem.
Precisei de algo assim também, algumas vezes. São remédios muito agressivos, simplesmente me nocauteavam. Lembro-me que da última vez poucas horas depois de acordar já estava caindo de sono novamente...
Você provavelmente tomou apenas um. Eu tinha de tomar 4 ou 5 ao dia. Assim, você pode imaginar como me sentia durante a Super-Final em Moscou. Nós tínhamos um lugar onde podíamos repousar e eu estava louco pra fazê-lo, o tempo inteiro. Mas sabia que se eu o fizesse, estaria fora em um minuto.
Terrível...
Sim, a doença em si não é perigosa - ela não encurta sua vida, nem nada assim. Ela é simplesmente incômoda e dolorosa. E quando você sente dor por semanas e semanas, isso se torna algo deprimente.
Quanto tempo durará o tratamento? Quanto tempo até você poder dizer que está em plena forma novamente?
O sistema do tratamento faz com que eu tenha de visitar meus médicos com freqüência e continuar tomando um coquetel de medicamentos. Não sei por quanto tempo isso durará. Para alguns há um grande progresso em poucos meses, para outros dura meio ou até um ano. No meu caso, diria que já estou muito melhor que em novembro ou dezembro, mas ainda estou longe de estar totalmente são.
Em setembro de 2006 Kramnik enfrentou o búlgaro Vaselin Topalov pela unificação dos títulos mundiais (FIDE e WCC). O match foi vencido pelo búlgaro, que se sagrou campeão e atualmente é o jogador com maior pontuação. No final de 2006, Kramnik enfrentou o computador Deep Fritz e foi derrotado, perdendo 2 partidas e empatando 4.
Não se sabe qual a influência da doença no rendimento de Vladimir Kramnik. O blog faz votos de que ele possa voltar a competir em alto nível.
O vídeo a seguir mostra a vitória de Kramnik sobre Kasparov.
quarta-feira, 29 de abril de 2009
segunda-feira, 27 de abril de 2009
A Definição dos Títulos Estaduais.
Ontem foram realizados os primeiros jogos das finais dos campeonatos estaduais.
Em São Paulo, o Corinthians deu uma “sapecada” no Santos, em plena Vila Belmiro, com direito a um belo gol de Ronaldo e a belas defesas do irregular Felipe. Agora, a equipe da capital pode perder por até 2 gols de diferença, em casa, para se sagrar campeã paulista.
No Rio de Janeiro, o todo poderoso Flamengo quis manter um certo suspense e acabou apenas empatando com o Botafogo por 2 a 2, com mais uma ajudinha do zagueiro Émerson, do Botafogo. Basta uma vitória simples no próximo jogo para o Mengão ser tricampeão em cima da equipe de General Severiano. Mais difícil do que vencer o Botafogo é vencer o azar do Cuca.
Em Minas Gerais....bem...em Minas Gerais o Cruzeiro é campeão.
O Blog segue firme nos palpites em Flamengo (sempre!) e Corinthians.
Em São Paulo, o Corinthians deu uma “sapecada” no Santos, em plena Vila Belmiro, com direito a um belo gol de Ronaldo e a belas defesas do irregular Felipe. Agora, a equipe da capital pode perder por até 2 gols de diferença, em casa, para se sagrar campeã paulista.
No Rio de Janeiro, o todo poderoso Flamengo quis manter um certo suspense e acabou apenas empatando com o Botafogo por 2 a 2, com mais uma ajudinha do zagueiro Émerson, do Botafogo. Basta uma vitória simples no próximo jogo para o Mengão ser tricampeão em cima da equipe de General Severiano. Mais difícil do que vencer o Botafogo é vencer o azar do Cuca.
Em Minas Gerais....bem...em Minas Gerais o Cruzeiro é campeão.
O Blog segue firme nos palpites em Flamengo (sempre!) e Corinthians.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Indicações para o Final de Semana
A indicação do Blog para este final de semana é um livro muito interessante: "A menina que roubava livros".
O história se passa na Alemanha durante a 2ª Grande Guerra. Evidentemente que o livro trata de assuntos e sentimentos relacionados à guerra e que nos fazem refletir sobre os nossos comportamementos e atitudes. Confesso que me emocionei no final.
Há mais de um ano esse livro figura na lista dos mais vendidos. Você pode adquiri-lo a um preço razoável em qualquer livraria. Não deixe de ler.
A seguir a sinopse completa: "Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times".Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena".
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Fabricante também é responsável por venda de produto fora da validade
A responsabilidade sobre as consequências da comercialização irregular de bens de consumo não está restrita exclusivamante ao vendedor.
Em decisão inédita, a 3ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve condenação que obrigou a Unilever do Brasil a pagar indenização de R$ 12 mil a duas crianças que tiveram complicações de saúde após consumir um produto vendido fora da data de validade.
A decisão foi tomada no julgamento de um recurso especial da multinacional anglo-holandesa contra decisão de 2ª instância, alegando não poder ser responsabilizada pelos danos causados às vítimas, que teriam sido fruto da negligência de um terceiro —no caso, o comerciante.
De acordo com o STJ, a empresa havia sido condenada a indenizar duas irmãs gêmeas que, em 1999, ingeriram o produto Arrozina Tradicional aos três meses de vida e adquiriram gastroenterite aguda e chegaram a ser internadas, pois o produto estava com a validade vencida desde fevereiro de 1998.
Segundo a relatora do caso, a ministra Nancy Andrighi, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) define, em seu artigo 12, que o comerciante não pode ser tido como terceiro estranho à relação de consumo, pois está inserido na cadeia de produção e distribuição.
Em seu entendimento, que foi seguido pelo ministro Massami Uyeda e pelo desembargador Paulo Furtado, isso permite que o consumidor proponha uma ação de reparação tanto contra o fabricante, quanto contra o comerciante.
Dessa forma, a Turma decidiu pela rejeição da apelação da Unilever, ficando vencido o ministro Ari Pargendler.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
O Caso Delara Darabi
Nesse final de semana acompanhei pela net o caso de Delara Darabi. Para quem não sabe Delara é uma pintora iraniana condenada à pena de morte por ter, supostamente, assassinado a prima. Seguem detalhes do caso abaixo, retirados do blog do Dr. Walter Maierovich (http://maierovich.blog.terra.com.br/). Veja:
“Delara Darabi tinha 17 anos de idade quando foi presa no Irã. Foi acusada de ter matado com uma punhalada a prima de 58 anos de idade. Respondeu, também, por furto na casa da prima morta e por manter relacionamento sexual com o namorado Amir Hossain de 19 anos de idade: no Irã, sexo só com o casamento e a adúltera recebe pena capital.
Hoje, Delara Darabi está com 23 anos. Continua presa desde os crimes consumados em 2005. Na segunda-feira, 20, será enforcada por ter sido considerada autora da punhalada, com intenção de matar.
Pelo furto e intimidade com o namorado, cumpriu pena de 3 anos de cadeia. Recebeu, em público, 50 chicotadas pelo furto e mais 20 pelas relações amorosas com o namorado.
Delara Darabi nega ter matado a prima.
Ela disse que confessou quando presa para “salvar” o namorado da pena de morte. Frisou que imaginava, pelos seus 17 anos, que não seria condenada à morte. Errou nos cálculos, pois a responsabilidade criminal no estado teocrático do Irã começa aos 15 anos de idade para homens e 9 anos para as do sexo feminino.
O crime de homicídio, frise-se, consumou-se em 2005 e a sentença condenatória à pena de morte foi confirmada pela Corte Suprema em 2007.
A única chance legal para Delara Darabi seria a família da vítima, — sua prima–, aceitar uma indenização em dinheiro.
O pai da condenada já fez a oferta, mas não houve aceitação. O genitor da vítima pretende renovar a proposta até o último momento, ou seja, até antes de o cadafalso se abrir e a filha ficar pendurada.
Segundo o advogado e as organizações internacionais de defesa de direitos humanos ficou provado nos autos, por laudo pericial oficial e único, que Delara Darabi é inocente. Para os peritos, o golpe de punhal foi desferido por uma pessoa destra. Darabi é canhota”.
Pois bem. Em razão da pressão internacional a execução de Delara foi suspensa por 2 meses. Segundo analistas, o risco ainda existe, mas caiu de 90% para 5%. Você pode conferir mais detalhes no blog do Dr. Walter Maierovich (http://maierovich.blog.terra.com.br/)
Esse caso nos leva a diversas reflexões e discussões no mundo jurídico, como, por exemplo, maioridade penal, pena de morte e penas corporais.
Qual sua opinião? Você acha que Delara deve ser executada? A situação pode ser analisada sob diversas óticas.
segunda-feira, 20 de abril de 2009
As Finais nos Campeonatos Estaduais.
Pelo Campeonato Paulista, o Santos, no sábado, venceu o Palmeiras, por 2 a 1 em pleno Parque Antártica, com direito a um bom futebol, frango e golpes de capoeira. A equipe da baixada santista soube criar espaços e neutralizar as jogadas dos palestras. Neymar e Madson jogaram livres e definiram o jogo apesar da contribuição de Fábio Costa, absolvido pelos milagres do 1º jogo.
No domingo, o Corinthians venceu o São Paulo, por 2 a 0, com um gol de Ronaldo, ex-gordo. Agora a equipe de Parque São Jorge joga as finais com a vantagem de 2 empates. O São Paulo, que carrega a bandeira de "melhor clube do Brasil", está se especializando em transformar rivais em inimigos, sob a falsa justificativa de inveja dos adversários. No início da semana passada, Leco, dirigente do São Paulo, disse que Ronaldo é um ex-jogador. Como futebol é jogado no campo, teve a resposta que merecia (ainda bem que Márcio Braga, presidente do Flamengo, está afastado do futebol).
Pelo Campeonato Carioca alegria absoluta. O Flamengo venceu o Botafogo com um golaço contra do zagueiro Émerson. Dizem que ele receberá uma medalha do rubro-negro pelos relevantes serviços prestados. Agora serão mais 2 jogos, nos quais o Mengão terá que vencer o Botafogo e o azar do Cuca.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Indicações para o Final de Semana
O blog indica o CD do Dream Theater – Greatest Hits.
Para quem não conhece, o Dream Theater é uma banda de rock progressivo formada em meados dos anos 80, nos Estado Unidos, e conta com músicos de primeiríssima grandeza.
Mike Portinoy é apontado todos os anos como o melhor baterista do mundo.
Com um som de guitarra “limpo”, John Petrucci figura entre os 40 melhores guitarristas de todos os tempos e John Myung arrasa tocando um baixo de 6 cordas. A banda ainda conta com os excelentes James Labrie no vocal e Jordan Rudess no teclado.
A primeira vez que ouvi o Dream Theater simplesmente não acreditei. Eu era capaz de jurar que a banda possuía 2 guitarristas e que o baterista tinha, ao menos, 4 braços. Fiquei bastante desapontado quando descobri que Mike Portinoy tinha apenas 2 braços como um ser humano normal.
É importante destacar que o estilo de música permite que esses excelentes músicos demonstrem todas as suas habilidades.
Abaixo seguem 2 vídeos. No primeiro você pode conferir a performance de Mike Portinoy. É uma pena que no vídeo não é possível ver o que ele faz nos pedais. Observem, no entanto, o tamanho da bateria.
O segundo vídeo mostra a banda fazendo obra de arte com uma pitada de saxofone.
Bom final de semana.
Mike Portinoy é apontado todos os anos como o melhor baterista do mundo.
Com um som de guitarra “limpo”, John Petrucci figura entre os 40 melhores guitarristas de todos os tempos e John Myung arrasa tocando um baixo de 6 cordas. A banda ainda conta com os excelentes James Labrie no vocal e Jordan Rudess no teclado.
A primeira vez que ouvi o Dream Theater simplesmente não acreditei. Eu era capaz de jurar que a banda possuía 2 guitarristas e que o baterista tinha, ao menos, 4 braços. Fiquei bastante desapontado quando descobri que Mike Portinoy tinha apenas 2 braços como um ser humano normal.
É importante destacar que o estilo de música permite que esses excelentes músicos demonstrem todas as suas habilidades.
Abaixo seguem 2 vídeos. No primeiro você pode conferir a performance de Mike Portinoy. É uma pena que no vídeo não é possível ver o que ele faz nos pedais. Observem, no entanto, o tamanho da bateria.
O segundo vídeo mostra a banda fazendo obra de arte com uma pitada de saxofone.
Bom final de semana.
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Adicional de insalubridade não se aplica a troca de fraldas, diz TST
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) afastou o adicional de insalubridade por atividades desempenhadas em creches no cuidado diário de bebês e crianças, como trocar fraldas e roupas, dar banho e remédios, ensiná-los a usar o vaso sanitário.
Segundo a 3ª Turma do TST, não se pode comparar o trabalho de uma profissional que tem contato permanente com paciente em isolamento por doenças infecto-contagiosas e crianças de uma creche, que contam com acompanhamento médico rotineiro.
Segundo os autos, o adicional foi mantido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Rio Grande do Sul, ao rejeitar recurso do Município de Santa Cruz do Sul, que contestou o reconhecimento do direito pelo juiz de primeiro grau.
A monitora da creche municipal cuidava da higiene e da alimentação das crianças entregues aos seus cuidados, o que, para o TRT-RS, evidenciava o contato direto com agentes biológicos (fezes, urina e vômito), seja pelo contato cutâneo (mãos), seja pelo “risco de contaminação das vias aéreas com agentes patogênicos de toda a ordem de malefício”.
De acordo com o ministro Alberto Bresciani, a tese regional de que a atividade de monitora de creche equivale àquelas realizadas por trabalhadores em estabelecimentos de saúde, não confere.
“O contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados, não se confunde com o trabalho realizado pela monitora de creche”, enfatizou o ministro.
“O contato permanente com pacientes em isolamento por doenças infecto-contagiosas bem como objetos de seu uso, não previamente esterilizados, não se confunde com o trabalho realizado pela monitora de creche”, enfatizou o ministro.
Segundo o magistrado não basta a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao adicional. É necessária a classificação da atividade insalubre na relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho.
terça-feira, 14 de abril de 2009
E deu a lógica!
Os resultados do futebol no final de semana não trouxeram nenhuma surpresa para este blog.
Tão certo quanto o dia virar noite era a vitória do Flamengo sobre o Fluminense. Agora, o “mais querido do mundo” busca a hegemonia do futebol carioca com o 31º título e o tricampeonato consecutivo.
Em São Paulo, o Corinthians venceu o São Paulo em jogo emocionante, embora precisasse que Cristian, ex-Flamengo, decidisse o jogo. A equipe do Parque São Jorge, que está invicta, precisa apenas de um empate no próximo confronto.
Pensando bem, a vitória do Santos sobre o Palmeiras foi uma surpresa para o blog, que ainda acredita que a final será entre Corinthians e Palmeiras com vitória do primeiro.
Tão certo quanto o dia virar noite era a vitória do Flamengo sobre o Fluminense. Agora, o “mais querido do mundo” busca a hegemonia do futebol carioca com o 31º título e o tricampeonato consecutivo.
Em São Paulo, o Corinthians venceu o São Paulo em jogo emocionante, embora precisasse que Cristian, ex-Flamengo, decidisse o jogo. A equipe do Parque São Jorge, que está invicta, precisa apenas de um empate no próximo confronto.
Pensando bem, a vitória do Santos sobre o Palmeiras foi uma surpresa para o blog, que ainda acredita que a final será entre Corinthians e Palmeiras com vitória do primeiro.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
O Verdadeiro Significado da Páscoa.
A Páscoa passou. Há um apelo do comércio para o consumo de chocolate e muitos se “punem” ao ponto de não comerem carne na sexta-feira (como se comer bacalhau fosse um grande sacrifício!).
Poucos, na realidade, conhecem o verdadeiro significado da Páscoa.
A palavra hebraica traduzida por “Páscoa” é de etimologia incerta. Estudiosos, entretanto, concordam que o sentido da palavra é de “passar por cima”.
“A observância da Páscoa é a mais antiga das festas judaicas e era celebrada por ocasião do crepúsculo do décimo quarto dia do primeiro mês, durante sete dias sucessivos (do dia 15 ao 21)” (Bíblia de Estudo de Genebra, 2003, p. 92, nota 12.11.).
A Páscoa ganha relevância por ocasião da décima praga infligida por Deus contra o Egito: a morte dos primogênitos (Livro de Êxodo, capítulo 12).
O Senhor ordenou que os israelitas sacrificassem um cordeiro e, com o sangue do animal, marcassem as portas das casas. Um aviso, portanto. Assim, quando o anjo da morte passasse para ferir os primogênitos, o Senhor não permitiria que o anjo ferisse os primogênitos das casas marcadas com sangue. Em outras palavras, o anjo “passaria por cima” das casas marcadas (Êxodo 12:21-28).
Os primogênitos dos egípcios foram mortos e o povo de Israel libertos. O significado da Páscoa é de livramento, libertação e salvação ao povo de Deus.
Pois bem.
Há um paralelo entre o antigo e novo testamento. O sacrifício de Jesus na cruz representa o cordeiro sacrificado na Páscoa a ponto de João Batista afirmar: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João, 1:29 b).
Jesus morreu da forma mais cruel e injusta que alguém poderia morrer, pois a morte no madeiro era somente para os malditos de Deus (Deuteronômio 21:23). Jesus não cometeu qualquer crime (Lucas 23:4) e sua condenação se deu pelos falsos religiosos. Entretanto, é importante que se diga que a morte de Jesus foi profetizada como parte dos planos de Deus. Veja o que foi profetizado por Isaías (Isaías, 53:3-5):
“3. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homens de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. 4. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Jesus, embora não tivesse pecado, sofreu e morreu por todos. Ele carregou na cruz o sofrimento de toda a humanidade. Um prego na minha mão representa apenas um prego na minha mão, ou seja, o meu sofrimento. Agora um prego na mão de Jesus representa a dor e o sofrimento de toda a humanidade.
Talvez muitos aceitariam sofrer pela pessoa amada. Jesus, no entanto, sofreu por aqueles que o rejeitaram. Essa é a maior demonstração de amor.
A história da humanidade é composta por grandes homens (filósofos, estadistas, cientistas, etc.). Entretanto, todos sucumbiram à morte. Só há um que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou: Jesus Cristo. Todos que com ele morreram foram com ele ressuscitados para uma nova vida com Deus.
Para alguns Jesus é um filósofo, para outros um sociólogo e para outros um mito. Para muitos, inclusive para esse blogueiro, Jesus Cristo é o Salvador.
Poucos, na realidade, conhecem o verdadeiro significado da Páscoa.
A palavra hebraica traduzida por “Páscoa” é de etimologia incerta. Estudiosos, entretanto, concordam que o sentido da palavra é de “passar por cima”.
“A observância da Páscoa é a mais antiga das festas judaicas e era celebrada por ocasião do crepúsculo do décimo quarto dia do primeiro mês, durante sete dias sucessivos (do dia 15 ao 21)” (Bíblia de Estudo de Genebra, 2003, p. 92, nota 12.11.).
A Páscoa ganha relevância por ocasião da décima praga infligida por Deus contra o Egito: a morte dos primogênitos (Livro de Êxodo, capítulo 12).
O Senhor ordenou que os israelitas sacrificassem um cordeiro e, com o sangue do animal, marcassem as portas das casas. Um aviso, portanto. Assim, quando o anjo da morte passasse para ferir os primogênitos, o Senhor não permitiria que o anjo ferisse os primogênitos das casas marcadas com sangue. Em outras palavras, o anjo “passaria por cima” das casas marcadas (Êxodo 12:21-28).
Os primogênitos dos egípcios foram mortos e o povo de Israel libertos. O significado da Páscoa é de livramento, libertação e salvação ao povo de Deus.
Pois bem.
Há um paralelo entre o antigo e novo testamento. O sacrifício de Jesus na cruz representa o cordeiro sacrificado na Páscoa a ponto de João Batista afirmar: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João, 1:29 b).
Jesus morreu da forma mais cruel e injusta que alguém poderia morrer, pois a morte no madeiro era somente para os malditos de Deus (Deuteronômio 21:23). Jesus não cometeu qualquer crime (Lucas 23:4) e sua condenação se deu pelos falsos religiosos. Entretanto, é importante que se diga que a morte de Jesus foi profetizada como parte dos planos de Deus. Veja o que foi profetizado por Isaías (Isaías, 53:3-5):
“3. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homens de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. 4. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Jesus, embora não tivesse pecado, sofreu e morreu por todos. Ele carregou na cruz o sofrimento de toda a humanidade. Um prego na minha mão representa apenas um prego na minha mão, ou seja, o meu sofrimento. Agora um prego na mão de Jesus representa a dor e o sofrimento de toda a humanidade.
Talvez muitos aceitariam sofrer pela pessoa amada. Jesus, no entanto, sofreu por aqueles que o rejeitaram. Essa é a maior demonstração de amor.
A história da humanidade é composta por grandes homens (filósofos, estadistas, cientistas, etc.). Entretanto, todos sucumbiram à morte. Só há um que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou: Jesus Cristo. Todos que com ele morreram foram com ele ressuscitados para uma nova vida com Deus.
Para alguns Jesus é um filósofo, para outros um sociólogo e para outros um mito. Para muitos, inclusive para esse blogueiro, Jesus Cristo é o Salvador.
Não seja mais um em celebrar o coelhinho da páscoa. Celebre, ao contrário, a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Dicas para o Final de Semana
Mais um final de semana (dessa vez com um bom feriado).
Depois de muitos peixes e chocolates, este blog indica um filme para aqueles que ficarão "cozidos" durante o final de semana.
Certamente é um dos filmes mais inteligentes que já asssisti. O diretor nos coloca na perspectiva do personagem. Isso evidentemente requer muita atenção. Em outras palavras, o filme não é recomendável àqueles que têm uma grande tendência em dormir durante os filmes.
Para aqueles que gostam de cinema e de grandes surpresas, "Amnésia" é atividade obrigatória. Cada cena é uma surpresa.
Confiram a sinopse: "Um homem leva um tiro na cabeça. O filme retrocede: a bala volta ao revólver, a cabeça da vítima se refaz, a pessoa com a arma na mão ainda não é apenas um assassino, e sim um homem determinado a vingar a morte de sua esposa. Assim começa Amnésia, a história de Leonard (Guy Pearce), um rapaz que perde a memória depois que sua mulher é assassinada. Suas lembranças se restringem a um curto espaço de tempo. Para descobrir o assassino, ele recorre a anotações em papéis, a tatuagens em seu corpo e fotos Polaroid. Com a ajuda da misteriosa Natalie (Carrie-Anne Moss), Leonard irá descobrir verdades terríveis sobre sua identidade e sobre o assassinato. Roteiro premiado no Festival de Sundance de 2000 (Waldo Salt Award)".
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Perfumaria indeniza cliente que teve queda de cabelo por uso de descolorante
O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) manteve a decisão de primeira instância que condenou a Perfumaria Márcia a pagar indenização, por danos morais, a consumidora Leilane Machado da Silva, no valor de R$ 2.000. Ela teve queda de cabelo ocasionada por produto fabricado pela ré.
A desembargadora Helena Cândida Lisboa Gaede da 14ª Câmara Cível do TJ-RJ deu parcialmente provimento ao recurso, e determinou que o percentual fixado na sentença, a título de honorários advocatícios, recaísse sobre o valor da condenação, e não, da causa. A decisão é do dia 20/3, mas só foi publicada pelo TJ-RJ no dia 31/3.
Segundo os autos, em 07 de junho de 2004, a consumidora adquiriu o descolorante "Rápido Márcia", em Volta Redonda, com o objetivo de clarear os cabelos e tonalizá-los de acordo com a cor de sua preferência. Ao aplicar o produto, seguindo as instruções da embalagem, sentiu, porém, uma intensa coceira, com forte ardência e irritação no couro cabeludo, culminando posteriormente em queda brusca e acentuada de seus fios.
A consumidora procurou, então, um dermatologista, que lhe prescreveu medicação e atestou a extrema fragilidade capilar. Após o incidente, ela, que possuía cabelos longos, passou também a apresentar falhas capilares, fato este que lhe ocasionou abalo psicológico e comprometeu, de forma negativa, a sua aparência.
De acordo com o processo, a Perfumaria Marcia alega em sua defesa que o incidente se deu por culpa exclusiva da autora, que não fez de maneira adequada o "teste da sensibilidade", utilizando-se ainda de tintura permanente em seus cabelos no dia anterior à aplicação do descolorante. A empresa alegou também que realiza inúmeros e rigorosos testes em seus produtos, com livre comercialização aprovada pelo Ministério da Saúde, que não causam quaisquer danos a seus consumidores.
Segundo a desembargadora, a empresa ré deveria ter informado "de maneira precisa, clara e destacada" na embalagem sobre a impossibilidade de utilização de certos produtos antes e após a aplicação do descolorante, bem como a necessidade de ser feita a "prova da mecha", para se verificar a ação do mesmo sobre o fio capilar, a fim de evitar o dano.
Para ela, as provas documentais, testemunhal e o laudo pericial comprovam o dano suportado pela autora, que teve a queda brusca de seu cabelo. "Além disso, não merece prosperar a alegação da apelante de que a culpa teria sido da autora por ter aplicado tintura em seu cabelo no dia anterior ao uso do descolorante, já que, se tal procedimento poderia causar o incidente, era dever do fabricante precaver o consumidor em risco", afirmou a relatora no acórdão.
Fonte: www.ultimainstancia.uol.com.br
terça-feira, 7 de abril de 2009
As Emoções nos Campeonatos Estaduais
Enfim os campeonatos estaduais passarão a ter emoção.
Depois de jogos sem importância e em horários bizarros, finalmente é possível esperar alguma emoção dos estaduais que há muito não significam nada.
Em São Paulo as semifinais envolvem Palmeiras x Santos e São Paulo e Corinthians.
O Corinthians pode ser eliminado invicto do torneio. Basta que empate seus dois jogos com o São Paulo. Melhor, portanto, será perder um e ganhar o outro por diferença maior de gols.
No Rio de Janeiro as semifinais são entre Vasco x Botafogo e o Flamengo x Fluminense.
O Fla-Flu da semifinal da Taça Rio decide antecipadamente quem pode passar na frente do outro em número de títulos estaduais (cada um tem 30).
Obviamente que este blogueiro tem certeza que Mengão vence e conquista o campeonato.
Em São Paulo o palpite é no Corinthians.
Dê sua opinião. Quem vence os torneios estaduais?
segunda-feira, 6 de abril de 2009
Shows da Banda Kiss no Brasil
Mais uma vez a paixão pelo rock deste blogueiro não poderia deixar de consignar os shows que a banda Kiss fará no Brasil nos dias 7 e 8 de abril. É bem verdade que este post poderia ter sido escrito com antecedência, mas ainda assim é válido cobrir referidos eventos.
No dia 7 de abril o show será na Arena Skol Anhembi (região norte), na capital paulista. No dia 8, a banda se apresenta na Praça Apoteose, no Rio de Janeiro. O último show no Brasil ocorreu há dez anos, durante a turnê "Psycho Circus".
Criada na década de 70 por Gene Simmons e Paul Stanley, a banda conta ainda com o guitarrista Tommy Thayer e com o baterista Eric Singer.
A banda Kiss é um dos ícones do rock. Com músicas bem elaboradas e uma grande estratégia de marketing visual, a banda ficou conhecida no mundo todo. Em outras palavras, se você tiver a oportunidade de ir, não perca esse evento.
Inúmeros são os fãs que se fantasiam igual aos roqueiros em festas temáticas ou mesmo nos shows da banda (este blogueiro, inclusive, já foi em festas fantasiado de Kiss).
O vídeo abaixo mostra o desempenho do hit “Forever”, extremamente conhecido. Quando aprendi a tocar bateria, essa foi uma das primeiras músicas que fiz questão de aprender.
A performance é executada com uma orquestra sinfônica, o que embeleza ainda mais a música. Aprecio muito a junção de bandas de rock com orquestras. Enquanto a música clássica é baseada no pragmatismo e na disciplina, o rock, ao contrário, é revolucionário e libertador. Quando ambos se unem o resultado é algo indescritível.
Observem que todos os membros da orquestra, inclusive o regente, estão maquiados como a banda. Convenhamos, isso foi o máximo.
Aproveitem o vídeo!
No dia 7 de abril o show será na Arena Skol Anhembi (região norte), na capital paulista. No dia 8, a banda se apresenta na Praça Apoteose, no Rio de Janeiro. O último show no Brasil ocorreu há dez anos, durante a turnê "Psycho Circus".
Criada na década de 70 por Gene Simmons e Paul Stanley, a banda conta ainda com o guitarrista Tommy Thayer e com o baterista Eric Singer.
A banda Kiss é um dos ícones do rock. Com músicas bem elaboradas e uma grande estratégia de marketing visual, a banda ficou conhecida no mundo todo. Em outras palavras, se você tiver a oportunidade de ir, não perca esse evento.
Inúmeros são os fãs que se fantasiam igual aos roqueiros em festas temáticas ou mesmo nos shows da banda (este blogueiro, inclusive, já foi em festas fantasiado de Kiss).
O vídeo abaixo mostra o desempenho do hit “Forever”, extremamente conhecido. Quando aprendi a tocar bateria, essa foi uma das primeiras músicas que fiz questão de aprender.
A performance é executada com uma orquestra sinfônica, o que embeleza ainda mais a música. Aprecio muito a junção de bandas de rock com orquestras. Enquanto a música clássica é baseada no pragmatismo e na disciplina, o rock, ao contrário, é revolucionário e libertador. Quando ambos se unem o resultado é algo indescritível.
Observem que todos os membros da orquestra, inclusive o regente, estão maquiados como a banda. Convenhamos, isso foi o máximo.
Aproveitem o vídeo!
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Dicas para o Final de Semana
Sexta-feira é dia de conferir algumas dicas para o final de semana.
A paixão pelo rock deste blogueiro obriga a indicar 1 CD e 1 DVD que são verdadeiras obras primas.
Antes que eu me esqueça, as indicações são para quem gosta de música e não somente de rock.
Pois bem, vamos a elas.
A paixão pelo rock deste blogueiro obriga a indicar 1 CD e 1 DVD que são verdadeiras obras primas.
Antes que eu me esqueça, as indicações são para quem gosta de música e não somente de rock.
Pois bem, vamos a elas.
A indicação do CD é "The Royal Philharmonic Orchestra - Hits of Pink Floyd", que conta com as canções mais famosas do Pink Floyd como "Another Brick in the Wall", "Wish You Were Here", "Hey You" e "Money".
Todas as músicas são instrumentais e somente em algumas faixas há a participação de um coral.
A qualidade da música é impressionante. Vale a pena conferir.
O CD é obra obrigatória para constar no acervo daqueles apaixonados por música clássica e dos fãs do Pink Floyd.
O DVD é "David Gilmour in Concert - Live At Festival Hall". Para quem não sabe David Gilmour é o vocalista do Pink Floyd e, neste show acústico, demonstra toda a qualidade de um excelente músico.
O show conta com a participação de Michael Kamen, que foi o responsável por conduzir a orquestra sinfônica de São Francisco no DVD do Metallica, gravado em 1999 (certamente outra futura indicação deste blog).
A apresentação também conta com canções de sucesso do Pink Floyd como "High Hopes", "Wish You Were Here" e "Shine on You Crazy Diamond".
Você pode ver a performance de "Wish You Were Here" no vídeo abaixo.
Bom final de semana a todos e até segunda.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Cliente preso por engano após fraude em habilitação de linha será indenizado
A 11ª Câmara Cível do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) condenou a empresa de telefonia CTBC Celular e uma empresa credenciada a indenizarem, em R$ 20 mil, um cliente que teve linhas habilitadas em seu nome por um fraudador. Como uma das linhas foi usada para um assalto, o consumidor, um encanador de Uberlândia, chegou a ser preso.
Em 2004, o encanador foi a uma loja da Intercell Celular Acessórios, credenciada da CTBC, para comprar um celular. Pediu que o telefone fosse habilitado na CTBC. Em novembro, foi preso por policiais de Patos de Minas, sob acusação de participação em um assalto ocorrido naquela cidade.
De acordo com informações do tribunal mineiro, os assaltantes usaram um número de telefone celular habilitado em seu nome para realização do assalto. Ele foi liberado pela polícia dois dias depois.
Após o ocorrido, constatou que havia três telefones da CTBC habilitados em seu nome, apesar de ele mesmo ter adquirido apenas um.
A juíza da 9ª Vara Cível de Uberlândia, Maria das Graças Rocha Santos, condenou a CTBC ao pagamento de R$ 10 mil de indenização por danos morais e a Intercell, ao pagamento de R$ 5 mil.
A empresa recorreu ao TJ, alegando que a responsabilidade era da empresa credenciada, que habilitou as linhas utilizando-se dos documentos do cliente, sem autorização. Alegou, também, que foi comprovada a ocorrência de fraude, e que não pode ser responsabilizada por isso, e nem pela prisão do apelado, que é de responsabilidade do Estado, por meio da Polícia.
O encanador também recorreu, pedindo aumento do valor da indenização por danos morais.
O relator do recurso, desembargador Marcelo Rodrigues, ressaltou que a CTBC “não pode se eximir das responsabilidades em razão da habilitação de suas linhas telefônicas, ainda que haja delegado a função de análise dos documentos pessoais do solicitante às suas credenciadas”.
Para ele, “ao proceder de maneira negligente, tanto a apelante principal quanto sua credenciada possibilitaram a atuação de criminosos, que, se utilizando dos documentos do cliente, habilitaram uma linha telefônica com fins ilícitos, levando-o inclusive a ter sua prisão temporária decretada, com a conseqüente detenção por agentes policiais da Delegacia de Polícia de Patos de Minas, sob a acusação de participação de assalto ocorrido naquela região”.
Considerando a gravidade das consequências causadas ao cliente, o relator votou pelo aumento do valor da indenização para R$ 20 mil, e determinou que as duas empresas, CTBC e Intercell, respondam solidariamente pelos danos.
Em 2004, o encanador foi a uma loja da Intercell Celular Acessórios, credenciada da CTBC, para comprar um celular. Pediu que o telefone fosse habilitado na CTBC. Em novembro, foi preso por policiais de Patos de Minas, sob acusação de participação em um assalto ocorrido naquela cidade.
De acordo com informações do tribunal mineiro, os assaltantes usaram um número de telefone celular habilitado em seu nome para realização do assalto. Ele foi liberado pela polícia dois dias depois.
Após o ocorrido, constatou que havia três telefones da CTBC habilitados em seu nome, apesar de ele mesmo ter adquirido apenas um.
A juíza da 9ª Vara Cível de Uberlândia, Maria das Graças Rocha Santos, condenou a CTBC ao pagamento de R$ 10 mil de indenização por danos morais e a Intercell, ao pagamento de R$ 5 mil.
A empresa recorreu ao TJ, alegando que a responsabilidade era da empresa credenciada, que habilitou as linhas utilizando-se dos documentos do cliente, sem autorização. Alegou, também, que foi comprovada a ocorrência de fraude, e que não pode ser responsabilizada por isso, e nem pela prisão do apelado, que é de responsabilidade do Estado, por meio da Polícia.
O encanador também recorreu, pedindo aumento do valor da indenização por danos morais.
O relator do recurso, desembargador Marcelo Rodrigues, ressaltou que a CTBC “não pode se eximir das responsabilidades em razão da habilitação de suas linhas telefônicas, ainda que haja delegado a função de análise dos documentos pessoais do solicitante às suas credenciadas”.
Para ele, “ao proceder de maneira negligente, tanto a apelante principal quanto sua credenciada possibilitaram a atuação de criminosos, que, se utilizando dos documentos do cliente, habilitaram uma linha telefônica com fins ilícitos, levando-o inclusive a ter sua prisão temporária decretada, com a conseqüente detenção por agentes policiais da Delegacia de Polícia de Patos de Minas, sob a acusação de participação de assalto ocorrido naquela região”.
Considerando a gravidade das consequências causadas ao cliente, o relator votou pelo aumento do valor da indenização para R$ 20 mil, e determinou que as duas empresas, CTBC e Intercell, respondam solidariamente pelos danos.
E você, o que achou do caso? O valor da indenização foi justo?
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Os Duelos "Ka-Ka"
O mundo dos esportes é marcado por grandes duelos. A maioria, como no futebol e demais esportes coletivos, a rivalidade envolve agremiações. Poucos são os duelos envolvendo esportistas. Lembro-se de Ayrton Senna e Alan Prost na Fórmula 1; Pete Sampras e André Agassi no tênis e, mais recentemente, Roger Federer e Rafael Nadal, também no tênis.
Uma rivalidade em particular ficou marcada por exceder os limites esportivos. Trata-se do duelo entre os enxadristas Garry Kasparov e Anatoly Karpov que ficou conhecido como duelo “Ka-Ka” ou “2 Ks”.
Ambos se encontraram pela primeira vez diante de um tabuleiro quando Kasparov tinha tão somente 12 anos, numa partida de exibição em que Karpov, como então campeão do mundo, oferecia frente a jovens promessas. Desde o primeiro contato saltaram faíscas entre eles.
1978 foi certamente o mais tumultuado que já se viu, quando Karpov aprontou-se para enfrentar o mais vibrante e talentoso representante da nova geração, na pessoa de Kasparov. Quando se deu esse embate épico, no qual o título ficaria com aquele que conquistasse primeiro seis vitórias, sem limite de partidas, Karpov mostrou que ainda se encontrava numa classe exclusiva, impondo em tão somente 9 partidas, um contundente escore de 4 vitórias, contra nenhuma derrota, ante seu jovem desafiante. Contudo, o match se estendeu muito além do que se prognosticava então, alcançando o supra-humano número de 48 partidas jogadas em quase 5 meses de conflito, sendo suspenso e, por fim, cancelado pelo presidente da FIDE quando o escore ainda apontava a vantagem de Karpov por 5 vitórias a 3 de Kasparov. No ano seguinte, tendo fornecido uma valiosa aprendizagem a seu rival com esse “match de treinamento”, Karpov não pode reter o título em nova disputa, nem recuperá-lo nos titânicos confrontos que se seguiram até 1990. Em 144 partidas válidas entre estes “2 Ks” pela posse do título mundial, o acumulado aponta 19 vitórias de Karpov contra 21 de Kasparov e 104 empates. Isso soma centenas de horas sentados, cara a cara, em tenso silêncio, contendo o ódio que abertamente e sem ambigüidades declaravam sentir um pelo outro. Simplesmente, o maior confronto da história do jogo!
Esta inimizade é fácil de compreender, tendo em conta o quanto são diferentes ambos enxadristas. Tanto em seu caráter como em seu estilo e, inclusive, em suas idéias políticas. Kasparov é do sul, tem um temperamento apaixonado, um estilo de jogo extremamente agressivo, e foi um dos símbolos da Perestroika na Rússia em meados dos anos 80.
Pelo contrário, Anatoli Karpov é frio, astuto, calculista, um virtuoso do jogo defensivo, e era, então, um dos estandartes do regime comunista. Resulta difícil de imaginar dois personagens mais antagônicos e todas estas diferenças não faziam mais do que adicionar emoção a seus encontros.
O vídeo abaixo mostra um confronto em 2002 no qual Karpov, depois de muitos anos, saiu vencedor.
Ambos já se aposentaram e não jogam mais oficialmente. Kasparov atualmente é líder do partido de oposição Frente Cívica Unida (FCU) e no final de 2007, antes das eleições russas, foi preso por 5 (cinco) dias em razão de uma manifestação política.
Adivinhem quem foi visitá-lo na prisão? Isso mesmo, Anatoly Karpov.
Isso mostra que pode haver respeito mesmo entre os rivais.
E você, o que achou da rivalidade?
Uma rivalidade em particular ficou marcada por exceder os limites esportivos. Trata-se do duelo entre os enxadristas Garry Kasparov e Anatoly Karpov que ficou conhecido como duelo “Ka-Ka” ou “2 Ks”.
Ambos se encontraram pela primeira vez diante de um tabuleiro quando Kasparov tinha tão somente 12 anos, numa partida de exibição em que Karpov, como então campeão do mundo, oferecia frente a jovens promessas. Desde o primeiro contato saltaram faíscas entre eles.
1978 foi certamente o mais tumultuado que já se viu, quando Karpov aprontou-se para enfrentar o mais vibrante e talentoso representante da nova geração, na pessoa de Kasparov. Quando se deu esse embate épico, no qual o título ficaria com aquele que conquistasse primeiro seis vitórias, sem limite de partidas, Karpov mostrou que ainda se encontrava numa classe exclusiva, impondo em tão somente 9 partidas, um contundente escore de 4 vitórias, contra nenhuma derrota, ante seu jovem desafiante. Contudo, o match se estendeu muito além do que se prognosticava então, alcançando o supra-humano número de 48 partidas jogadas em quase 5 meses de conflito, sendo suspenso e, por fim, cancelado pelo presidente da FIDE quando o escore ainda apontava a vantagem de Karpov por 5 vitórias a 3 de Kasparov. No ano seguinte, tendo fornecido uma valiosa aprendizagem a seu rival com esse “match de treinamento”, Karpov não pode reter o título em nova disputa, nem recuperá-lo nos titânicos confrontos que se seguiram até 1990. Em 144 partidas válidas entre estes “2 Ks” pela posse do título mundial, o acumulado aponta 19 vitórias de Karpov contra 21 de Kasparov e 104 empates. Isso soma centenas de horas sentados, cara a cara, em tenso silêncio, contendo o ódio que abertamente e sem ambigüidades declaravam sentir um pelo outro. Simplesmente, o maior confronto da história do jogo!
Esta inimizade é fácil de compreender, tendo em conta o quanto são diferentes ambos enxadristas. Tanto em seu caráter como em seu estilo e, inclusive, em suas idéias políticas. Kasparov é do sul, tem um temperamento apaixonado, um estilo de jogo extremamente agressivo, e foi um dos símbolos da Perestroika na Rússia em meados dos anos 80.
Pelo contrário, Anatoli Karpov é frio, astuto, calculista, um virtuoso do jogo defensivo, e era, então, um dos estandartes do regime comunista. Resulta difícil de imaginar dois personagens mais antagônicos e todas estas diferenças não faziam mais do que adicionar emoção a seus encontros.
O vídeo abaixo mostra um confronto em 2002 no qual Karpov, depois de muitos anos, saiu vencedor.
Ambos já se aposentaram e não jogam mais oficialmente. Kasparov atualmente é líder do partido de oposição Frente Cívica Unida (FCU) e no final de 2007, antes das eleições russas, foi preso por 5 (cinco) dias em razão de uma manifestação política.
Adivinhem quem foi visitá-lo na prisão? Isso mesmo, Anatoly Karpov.
Isso mostra que pode haver respeito mesmo entre os rivais.
E você, o que achou da rivalidade?
Assinar:
Postagens (Atom)