quinta-feira, 28 de maio de 2009

Companhia aérea indeniza passageiro por conexão perdida e mala extraviada

O TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) condenou a British Airways a pagar indenização por danos morais, no valor de R$5.000, a um passageiro que perdeu seu voo internacional e também teve a bagagem extraviada, em outubro de 2007.

De acordo com o autor da ação, Jonny Isaac Haiat, o roteiro da viagem era do Rio de Janeiro rumo a Tel Aviv, em Israel, com conexão em Londres. Porém, após permanecer retido no avião durante cinco horas por erro interno —falta de translado— acabou perdendo o voo para Israel.

Haiat foi obrigado a embarcar por outra companhia aérea, pois tinha o casamento do primo para ir, na cidade de destino. Devido aos acontecimentos, sua mala foi extraviada, causando-lhe sérios danos, como a perda da roupa que usaria na cerimônia (da qual era o padrinho) e todos os objetos de uso pessoal. O rapaz foi obrigado a arcar com todos os gastos, essenciais para sua estadia.

Para o desembargador Marco Aurélio dos Santos Fróes, relator do processo, a quantia fixada em primeira instância foi bem aplicada, atendendo aos critérios de razoabilidade e proporcionalidade, sendo assim, mantida.

“Em uma viagem, normalmente levamos em nossa bagagem coisas que nos são caras, que necessitamos; a ausência destas causa um grande desconforto, razão esta que justifica a fixação dos danos morais", declarou na sentença.

fonte: http://www.ultimainstancia.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário