Ao menos 13 cidades da região oeste de Santa Catarina decretaram situação de emergência devido a gripe suína --a gripe A (H1N1)-- nesta segunda-feira. Segundo o presidente da Ammoc (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), Nelson Guindani, a medida deve agilizar o atendimento à população que mora na região, cerca de 120 mil pessoas.
Guidani, que também é prefeito de Herval d'Oeste, disse que a região já teve vários casos confirmados da doença --inclusive uma das cinco mortes no Estado ocorreu no município onde é prefeito.
O decreto de emergência, segundo o presidente da Ammoc, permite a contratação de equipes de saúde e a compra de remédios e equipamentos de forma mais rápida, já que dispensa licitação.
Guidani afirmou que todas as cidades da região registraram aumento no número de atendimentos dos postos de saúde.
Além de Herval d'Oeste, fazem parte da Ammoc os municípios de Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. O hospital referência da região fica em Joaçaba.
"Nossa preocupação é evitar que mais pessoas adquiram o vírus. Só hoje foram atendidas mais de cem pessoas no posto de saúde de Herval d'Oeste, queremos agilizar o atendimento", disse Guidani.
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que ainda não recebeu os pedidos de decretos de emergência dos municípios.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
fonte: www.folha.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário