quarta-feira, 28 de abril de 2010

Do Blog do Mauro Cézar Pereira - ESPN Brasil

Datafolha: torcida do Fla é ate 7 pontos maior que a corintiana - 28/04/10

"Ter muitos torcedores é importante. Cada vez mais. Não só pela quantidade de pessoas que podem comparecer aos jogos desta ou daquela equipe, como pela audiência de TV e consumo de produtos oficiais que os fãs alavancam. Mas existem, além de tudo, os contratos de publicidade, cujas cifras vêm subindo de forma considerável nos últimos anos. Especialmente as oriundas de propaganda nos uniformes dos times mais populares do Brasil.

Por essas e outras, discussões sobre quem tem mais torcedores vêm transcendendo o bate-boca futebolístico do boteco. Cartolas, imprensa, jogadores, todos se envolvem no debate. Quando Ronaldo, sócio do Corinthians em parcela significativa da verba arrecadada com publicidade no fardamento do time, diz que seu empregador atual possui mais adeptos do que o Flamengo, podemos estar diante de algo maior do que uma ingênua frase ditas ao léu.

Sim, interesses de toda ordem cercam o assunto. Por isso, a grande discussão provocada pela pesquisa do Instituto Datafolha que a Folha de S. Paulo publicou na véspera do duelo entre rubro-negros e corintianos pela Libertadores. O mais incrível é que uma opção editorial do jornal, bem sucedida diante da enorme repercussão obtida, vira verdade absoluta na mídia, tratada como inquestionável verdade, em alguns momentos na ESPN Brasil, inclusive.

Como quase todos os estudos do gênero, trata-se de mais um que é realizado à reboque de pesquisa eleitoral. Acrescenta-se ao questionário uma pergunta: "Para que time você torce?". Como menores de 16 anos não votam, eles simplesmente não são consultados. Mas esses adolescentes e crianças vão a estádios, dão audiência às TVs, consomem produtos dos clubes, existem, sim, como torcedores. Só isso bastaria para não levar isso tão a sério.

Mas o que causa espécie é a aceitação quase geral quanto à apresentação do resultado. A Folha afirma que as torcidas de Flamengo e Corinthians estão técnicamente empatadas. Como? Pelo fato de a pesquisa ter margem de erro de até quatro pontos percentuais, dois para cima e dois para baixo. Assim, em tese, os flamenguistas, que aparecem com 17%, poderiam ser, na realidade, 15%, e os alvinegros, no estudo com 14%, podem ser 16%.

Tecnicamente nada a questionar, mas se em números absolutos o Flamengo tem 22,6 milhões de seguidores e o Corinthians 17,9 milhões, a diferença é de 4,7 milhões! O Datafolha se notabiliza pela precisão nos resultados de pesquisas, eleitorais especialmente. Não creio que esteja tão errado. Ainda mais porque se em estudos pré-urnas considera-se que o votante pode mudar de candidato, o torcedor não troca de time. A chance de equívoco é menor!

Levando em conta os números apresentados pela pesquisa, dentro da margem de erro considerada, ao invés de manchetar que as torcidas de Flamengo e Corinthians estão igualadas pelos critérios do estudo, o jornal poderia destacar, por exemplo, "Vasco, Palmeiras e São Paulo têm empate técnico em número de fãs". Ou "Fla tem quase 5 milhões de torcedores a mais do que o Corinthians". E ainda "Torcida do Fla é ate 7 pontos percentuais maior que a corintiana".

Como podemos observar, tudo é questão de interpretação. A mesma pesquisa afirma que os rubro-negros são mais numerosos que os corintianos entre os homens (18% a 14%) e as mulheres (17% a 13%), nas faixas etárias de 16 a 24 anos (22% a 17%), 25 a 34 (19% a 15%), 35 a 44 (20% a 13%) e 60 anos ou mais (11% a 10%). Há empate entre 45 e 59 (11% cada). O Datafolha contabiliza, ainda, mais flamenguistas com nível escolar fundamental (17% a 13%), médio (19% a 15%) e superior (14% a 13%).

No critério renda familiar mensal, o time carioca tem vantagem em todos os segmentos, embora o Corinthians esteja sediado na capital do Estado mais rico do país, São Paulo, onde se concentra a maior parte de seus torcedores. Os números: Flamengo 18% a 13% em meio aos com até dois salários mínimos, 16% a 15% nos de 2 a 5, 15% a 13% entre o pessoal que fatura de 5 a 10, e 17% a 16% acima dos 10. Note que até aqui o Corinthians não é mais numerosos em nenhum item.

Na distribuição por região, supremacia alvinegra no Sudeste (19% a 13%) e no Sul do país (8% a 7%). No Nordeste, os rubro-negros são muito mais numerosos (24% a 10%), e ainda mais no Norte e Centro-Oeste (27% a 10%). Não foram revelados os percentuais de entrevistados nas cidades pesquisadas, ou seja, em caso de concentração em territórios com predomínio corintiano ou flamenguista, o resultado pode apresentar distorções, certo?

De acordo com o enfoque apresentado, o leitor terá uma diferente visão dos números da pesquisa. Os corintianos, claro, preferem vibrar com a opção editoral da Folha. Os rubro-negros fazem caminho inverso. A mesma pesquisa que sustenta o título deste post ("Datafolha: torcida do Fla é ate 7 pontos maior que a corintiana") é a base da chamada de primeira página do jornal: "Torcidas de Flamengo e Corinthians têm empate técnico, mostra Datafolha". E ambas estão corretas.

Como observou o internauta Tiago de Melo Gomes, do Recife (PE), a pesquisa, com a interpretação feita pela Folha, pautou praticamente toda a imprensa esportiva na terça-feira. Modestamente quero deixar claro que não a este blog, que aborda o tema, mas sem deixar de refletir a respeito dos números apresentados. E o assunto é relevante, sim, como tento deixar claro nos parágrafos iniciais "

Nota do Blog: apenas para que não haja dúvidas quanto a maior torcida do mundo.


Um comentário: