sexta-feira, 30 de abril de 2010

E o urubu voou!

Pois é.

O Corinthians classificou em primeiro e o Mengão em último, bem na "bacia das almas".

O Corinthians vivia um melhor momento e o Mengão uma turbulência política.

Mas futebol não tem nada disso.

Como diria meu avô "o jogo é jogado".

Eis que o Mengão ganhou de 1 a 0, mesmo com um jogador a menos.

Se bem que é difícil dizer em qual lado o Ronaldo jogou.

Bem, ainda há um jogo e tudo pode acontecer.

Mas o Flamengo jogará como franco atirador.

E o Corinthians terá que se expor.

Confira os melhores momentos da vitória do Mengão, clube com a maior torcida do mundo.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Boa!

Do Blog do Mauro Cézar Pereira - ESPN Brasil

Datafolha: torcida do Fla é ate 7 pontos maior que a corintiana - 28/04/10

"Ter muitos torcedores é importante. Cada vez mais. Não só pela quantidade de pessoas que podem comparecer aos jogos desta ou daquela equipe, como pela audiência de TV e consumo de produtos oficiais que os fãs alavancam. Mas existem, além de tudo, os contratos de publicidade, cujas cifras vêm subindo de forma considerável nos últimos anos. Especialmente as oriundas de propaganda nos uniformes dos times mais populares do Brasil.

Por essas e outras, discussões sobre quem tem mais torcedores vêm transcendendo o bate-boca futebolístico do boteco. Cartolas, imprensa, jogadores, todos se envolvem no debate. Quando Ronaldo, sócio do Corinthians em parcela significativa da verba arrecadada com publicidade no fardamento do time, diz que seu empregador atual possui mais adeptos do que o Flamengo, podemos estar diante de algo maior do que uma ingênua frase ditas ao léu.

Sim, interesses de toda ordem cercam o assunto. Por isso, a grande discussão provocada pela pesquisa do Instituto Datafolha que a Folha de S. Paulo publicou na véspera do duelo entre rubro-negros e corintianos pela Libertadores. O mais incrível é que uma opção editorial do jornal, bem sucedida diante da enorme repercussão obtida, vira verdade absoluta na mídia, tratada como inquestionável verdade, em alguns momentos na ESPN Brasil, inclusive.

Como quase todos os estudos do gênero, trata-se de mais um que é realizado à reboque de pesquisa eleitoral. Acrescenta-se ao questionário uma pergunta: "Para que time você torce?". Como menores de 16 anos não votam, eles simplesmente não são consultados. Mas esses adolescentes e crianças vão a estádios, dão audiência às TVs, consomem produtos dos clubes, existem, sim, como torcedores. Só isso bastaria para não levar isso tão a sério.

Mas o que causa espécie é a aceitação quase geral quanto à apresentação do resultado. A Folha afirma que as torcidas de Flamengo e Corinthians estão técnicamente empatadas. Como? Pelo fato de a pesquisa ter margem de erro de até quatro pontos percentuais, dois para cima e dois para baixo. Assim, em tese, os flamenguistas, que aparecem com 17%, poderiam ser, na realidade, 15%, e os alvinegros, no estudo com 14%, podem ser 16%.

Tecnicamente nada a questionar, mas se em números absolutos o Flamengo tem 22,6 milhões de seguidores e o Corinthians 17,9 milhões, a diferença é de 4,7 milhões! O Datafolha se notabiliza pela precisão nos resultados de pesquisas, eleitorais especialmente. Não creio que esteja tão errado. Ainda mais porque se em estudos pré-urnas considera-se que o votante pode mudar de candidato, o torcedor não troca de time. A chance de equívoco é menor!

Levando em conta os números apresentados pela pesquisa, dentro da margem de erro considerada, ao invés de manchetar que as torcidas de Flamengo e Corinthians estão igualadas pelos critérios do estudo, o jornal poderia destacar, por exemplo, "Vasco, Palmeiras e São Paulo têm empate técnico em número de fãs". Ou "Fla tem quase 5 milhões de torcedores a mais do que o Corinthians". E ainda "Torcida do Fla é ate 7 pontos percentuais maior que a corintiana".

Como podemos observar, tudo é questão de interpretação. A mesma pesquisa afirma que os rubro-negros são mais numerosos que os corintianos entre os homens (18% a 14%) e as mulheres (17% a 13%), nas faixas etárias de 16 a 24 anos (22% a 17%), 25 a 34 (19% a 15%), 35 a 44 (20% a 13%) e 60 anos ou mais (11% a 10%). Há empate entre 45 e 59 (11% cada). O Datafolha contabiliza, ainda, mais flamenguistas com nível escolar fundamental (17% a 13%), médio (19% a 15%) e superior (14% a 13%).

No critério renda familiar mensal, o time carioca tem vantagem em todos os segmentos, embora o Corinthians esteja sediado na capital do Estado mais rico do país, São Paulo, onde se concentra a maior parte de seus torcedores. Os números: Flamengo 18% a 13% em meio aos com até dois salários mínimos, 16% a 15% nos de 2 a 5, 15% a 13% entre o pessoal que fatura de 5 a 10, e 17% a 16% acima dos 10. Note que até aqui o Corinthians não é mais numerosos em nenhum item.

Na distribuição por região, supremacia alvinegra no Sudeste (19% a 13%) e no Sul do país (8% a 7%). No Nordeste, os rubro-negros são muito mais numerosos (24% a 10%), e ainda mais no Norte e Centro-Oeste (27% a 10%). Não foram revelados os percentuais de entrevistados nas cidades pesquisadas, ou seja, em caso de concentração em territórios com predomínio corintiano ou flamenguista, o resultado pode apresentar distorções, certo?

De acordo com o enfoque apresentado, o leitor terá uma diferente visão dos números da pesquisa. Os corintianos, claro, preferem vibrar com a opção editoral da Folha. Os rubro-negros fazem caminho inverso. A mesma pesquisa que sustenta o título deste post ("Datafolha: torcida do Fla é ate 7 pontos maior que a corintiana") é a base da chamada de primeira página do jornal: "Torcidas de Flamengo e Corinthians têm empate técnico, mostra Datafolha". E ambas estão corretas.

Como observou o internauta Tiago de Melo Gomes, do Recife (PE), a pesquisa, com a interpretação feita pela Folha, pautou praticamente toda a imprensa esportiva na terça-feira. Modestamente quero deixar claro que não a este blog, que aborda o tema, mas sem deixar de refletir a respeito dos números apresentados. E o assunto é relevante, sim, como tento deixar claro nos parágrafos iniciais "

Nota do Blog: apenas para que não haja dúvidas quanto a maior torcida do mundo.


terça-feira, 27 de abril de 2010

STJ rejeita indenização a familiares de ex-fumante

São Paulo - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou hoje o pedido de indenização por danos morais pleiteado pelos familiares do ex-fumante Vitorino Mattiazzi, cujo valor estimado era de R$ 490 mil.

Essa foi a primeira vez que o STJ avaliou o mérito de uma ação indenizatória por danos atribuídos ao consumo de cigarros, decisão essa que confirma o entendimento majoritário adotado pelos tribunais brasileiros, em primeira e segunda instâncias, em decisões já proferidas sobre a matéria em casos similares. Em todas as 290 ações indenizatórias com decisões definitivas, os pedidos indenizatórios dos fumantes, ex-fumantes ou seus familiares foram negados.

O caso teve início em 2005 na Justiça de Cerro Largo (490 quilômetros de Porto Alegre), quando a viúva de Vitorino Mattiazzi propôs ação alegando que seu marido, desconhecendo os males associados ao consumo de cigarros, teria sido induzido por propaganda enganosa e falecido de males respiratórios, atribuídos pela viúva, exclusivamente, ao consumo dos cigarros fabricados pela Souza Cruz. Como reparação, solicitava indenização por danos morais em valor superior a dois mil salários mínimos.

Em primeira instância, o juiz Guilherme Eugênio Mafassioli Corrêa não acolheu a tese do "desconhecimento" dos eventuais malefícios à saúde que o consumo de cigarro poderia causar, destacando, ainda, que o comércio de cigarros é lícito e que não há como provar que a pessoa consumiu exclusivamente os produtos fabricados pela Souza Cruz, já que estes não são os únicos disponíveis no mercado. Além disso, ressaltou que "não há como responsabilizar terceiros por atitude cuja resolução seja eminentemente própria, individual, como é o caso".

A autora recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), onde os desembargadores acolheram o pedido de indenização, determinando que a Souza Cruz deveria ter provado que os cigarros fumados por Mattiazzi não eram de sua fabricação. E o relator do caso entendeu com base em dados extraídos da internet que a doença de Mattiazzi teria sido causada pelo consumo de cigarros, presumindo, assim, o nexo causal.

A Souza Cruz então ingressou com um recurso especial no STJ, o qual foi julgado na sessão de hoje. Os ministros da 4ª Turma confirmaram, por decisão unânime - três votos a zero -, o entendimento de que o cigarro é um produto de periculosidade inerente, cujo consumo se dá por decisão exclusiva do consumidor e que no âmbito da responsabilidade civil não se pode estabelecer o nexo causal com base em presunção, ou seja, com fundamento em dados estatísticos.

De acordo com o ministro relator, a propaganda de cigarros não interfere no livre arbítrio dos consumidores, que podem optar ou não por fumar. Esses, dentre outros fatores, segundo os ministros, excluem a responsabilidade dos fabricantes de cigarros por danos atribuídos ao consumo do produto.

Fonte: http://www.uol.com.br/ - 27/04/10

sábado, 17 de abril de 2010

Dica cultural.


A dica cultural dessa semana é o filme "Marley e Eu", imperdível para os apaixonados por cães.

O filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por John Grogan, que a esposa desse blogueiro leu e ficou chorando o dia inteiro.


Depois de ver o filme esse blogueiro "adotou" um casal de Shi-Tzu, Mel e Eddie, que vocês podem conferir as fotos no final da postagem.

O filme é uma comédia bem elaborada, mas é impossível não se emocionar no final.

Jennifer Aniston e Owen Wilson atuam como os personagens principais.

Abaixo você confere a sinopse e o trailer.

"John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar nova vida em West Palm Beach, na Flórida. Lá eles trabalham em jornais concorrentes, compram um imóvel e enfrentam os desafios de uma vida em conjunto. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, John busca o conselho de seu colega Sebastian (Eric Dane), que sugere que compre um cachorro para a esposa. John aceita a sugestão e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, o que torna a casa deles um caos".











STJ entende que fundo de garantia pode ser penhorado para pagamento de pensão

A 3ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) entendeu que o FGTS (Fundo do Garantia por Tempo de Serviço) pode ser penhorado para quitar parcelas de pensões alimentícias atrasadas. Em processo relatado pelo ministro Massami Uyeda, uma mãe solicitou o pagamento de pensão alimentícia atrasada e, mesmo após penhora dos bens do pai para quitar a dívida, o valor não foi alcançado. Dessa forma, a mãe pediu que fosse penhorado também o valor remanescente da conta do FGTS.

A mãe decidiu recorrer da decisão de primeira instância, que negou o pedido. O TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) acabou por confirmar a sentença, afirmando que as hipóteses para levantar o FGTS listadas no artigo 20 da Lei 8036/90, seriam taxativas e não prevêem o pagamento de pensão alimentícia.

No recurso ao STJ, a defesa alegou que as hipóteses do artigo 20 seriam exemplificativas e não taxativas. Apontou-se, também, a grande relevância do pagamento da verba alimentar e dissídio jurisprudencial (julgados com diferentes conclusões sobre o mesmo tema).

Dessa forma, em seu voto, o relator considerou que o objetivo do FGTS é proteger o trabalhador de demissão sem justa causa e também na aposentadoria. Também prevê a proteção dos dependentes do trabalhador. Sendo assim, para o ministro, seria claro que as situações elencadas na referida lei têm caráter exemplificativo e não esgotariam as hipóteses para o levantamento do Fundo, pois não seria possível para a lei prever todas as necessidades e urgências do trabalhador.
“A prestação dos alimentos, por envolver a própria subsistência dos dependentes do trabalhador, deve ser necessariamente atendida, mesmo que, para tanto, penhore-se o FGTS, afirmou o ministro em sua decisão, ao considerar que o pagamento da pensão alimentar estaria de acordo com o princípio da Dignidade da Pessoa Humana.

http://www.ultimainstancia.uol.com.br/ - 13/04/10

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CBF reconhece São Paulo como 1º penta, e time fica com a Taça das Bolinhas

"A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) organizou uma assembléia nesta quarta-feira com representantes das federações estaduais e reconheceu o São Paulo como primeiro pentacampeão brasileiro. Com isso, a Taça das Bolinhas deve ir para o Morumbi.

Segundo o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, o departamento jurídico da entidade analisou documentos sobre o polêmico campeonato de 1987 e avisou o presidente Ricardo Teixeira de que o título de primeiro pentacampeão deveria ser dado ao São Paulo.

Informado pela reportagem do UOL Esporte sobre a decisão da CBF, o vice-presidente de futebol do clube paulista, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, disse: “Claro que essa notícia nos pega de surpresa. Mas até que enfim se faz justiça, já era para ter acontecido há muito tempo. A partir da posição da CBF de não considerar o Flamengo campeão de 1987, nada mais lógico que o São Paulo ser o primeiro penta.” Paiva também disse que a FPF (Federação Paulista de Futebol) é a responsável pela entrega da Taça das Bolinhas ao time do Morumbi. Apesar das brigas políticas entre clube e entidade, o presidente Marco Polo Del Nero não vê problema em repassar o troféu.

"A gente já entregou a Copinha [Copa São Paulo de Juniores] ao São Paulo, faz parte do sistema. Eu não vejo problema nenhum nisso”, disse Marco Polo Del Nero, em contato com o UOL Esporte.

“Não existe problema algum de ir até a federação. Na semana passada estivemos duas vezes com o Marco Polo. Existe um relacionamento civilizado”, observou Leco.

"Prejudicado" pela decisão, o Flamengo optou pelo silêncio momentâneo sobre o assunto. A presidente Patrícia Amorim convocou a imprensa para uma coletiva na próxima quinta, na Gávea, para falar sobre a Taça das Bolinhas.

Entenda a polêmica

A taça seria entregue ao primeiro clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro em cinco oportunidades de forma alternada ou três vezes seguidas. O Flamengo se proclamou pentacampeão brasileiro em 1992.No entanto, no quarto título, em 1987, o Flamengo foi o vencedor do torneio disputado entre os idealizadores da Copa União, competição que teve aval da CBF, enquanto o Sport ganhou outra competição criada posteriormente pela própria entidade que comanda o futebol brasileiro."

Fonte: www.uol.com.br/esporte - 14/04/2010

Nota do Blog: o presidente do Clube dos 13, em 1987, que apoiou a decisão do Flamengo e ratificou o título rubro-negro, era o Sr. Carlos Miguel Aidar, que, na época, era presidente do São Paulo Futebol Clube.

Agora o São Paulo, novamente, se mostra um clube "diferenciado" ao reivindicar algo que sabe ser de outro.

domingo, 11 de abril de 2010

Justiça nega novo júri para Alexandre Nardoni e Anna Jatobá

O juiz Maurício Fossen, do 2º Tribunal do Júri de São Paulo, negou recurso da defesa do casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá para que eles fossem julgados novamente pela morte da menina Isabella. Alexandre foi condenado a 31 anos de prisão e Anna Jatobá 26 por terem esganado e jogado a menina, então com 5 anos, da janela do 6º andar do edíficio London, no dia 29 de março de 2009.

O magistrado entendeu que o casal não tem direito ao chamado protesto por novo júri, direito que foi extinto pela Lei 11.689/2008. Até agosto de 2008, todos condenados a penas superiores a 20 anos de prisão tinham automaticamente o direito de serem julgados novamente.

Como o assassinato de Isabella ocorreu em março de 2008, os advogados acreditavam que a lei anterior se aplicava ao casal, mas Maurício Fossen considerou que a norma tem caráter exclusivamente processual e, por isso, tem aplicação imediata. Ainda cabe recurso para o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

Com a decisão de Maurício Fossen, fica bastante improvável a realização de um novo júri, já que a jurisprudência recente do Tribunal tem rejeitado o protesto por novo júri mesmo para os crimes cometidos antes da Lei 11.689/08.

Restaria então uma apelação simples, mas nesse caso os advogados terão que comprovar uma nulidade patente no júri realizado no fim de março.

Fonte: http://www.ultimainstancia.uol.com.br/ - 06/04/2010

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cidade mais atingida por chuvas, Niterói (RJ) contabiliza mais de 100 mortes; total no Estado ultrapassa 180

O Corpo de Bombeiros confirmou nesta quinta-feira (8) que 182 pessoas morreram vítimas das chuvas no Rio de Janeiro (veja mapa abaixo). Em Niterói, cidade mais atingida, o número de mortos ultrapassou cem no início da noite.

A situação mais grave está no morro do Bumba, em Niterói, onde 17 corpos de vítimas de um deslizamento na noite desta quarta foram encontrados. Equipes de resgate e prefeitura estimam que cerca de 200 pessoas moravam no local, onde existiam ao menos 50 casas, e podem estar soterradas.

Cerca de 300 homens, entre integrantes da Força Nacional de Segurança (FNS), policiais civis, bombeiros e policiais militares, trabalham nas operações de resgate no local. As buscas não têm prazo para terminar e, segundo o governador Sérgio Cabral (PMDB), devem durar cerca de duas semanas.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel José Paulo Miranda, afirmou nesta quinta que será difícil resgatar alguém com vida. “Nós, bombeiros militares, dizemos sempre que trabalhamos pensando que vamos encontrar pessoas vivas. Nessa situação, nesse tipo de evento, é muito difícil isso. É um evento muito rápido, não há a menor condição das pessoas saírem com facilidade e há o problema do soterramento. Nós temos muito pouca esperança, a dificuldade é muito grande”, disse.

Área de lixão

O morro do Bumba, que hoje abriga moradias precárias, era ocupado por um antigo lixão. Em meio aos escombros é possível observar toneladas de lixo.

“Essa é uma área de alta suscetibilidade. Isso aqui é um lixão que se encharca muito mais rapidamente em comparação com outros morros. O solo vai ficando ensopado e ocorre a formação de gás metano. Com tudo isso, o ângulo estável fica muito menor. A prefeitura deveria ter um cadastro desta área, que é de altíssimo risco", afirmou Adalberto da Silva, professor de geologia do Instituto de Geociências da UFF (Universidade Federal Fluminense).

A secretária Estadual do Ambiente do Rio, Marilene Ramos, afirmou que o deslizamento pode ter sido provocado por uma explosão ocorrida quando o gás metano do lixão entrou em contato com a atmosfera movendo a terra que já estava debilitada pelo acúmulo de água da chuva.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto da Silveira, visitou o morro do Bumba nesta quinta-feira e afirmou que não sabia que as casas da região tinham sido construídas sobre um lixão. "Fui prefeito pela primeira vez há 20 anos e não tinha conhecimento desse lixão. Estamos estudando as causas do desmoronamento e vendo as consequências para o entorno".

A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para apurar eventual responsabilidade do poder público no deslizamento.

Tragédia estadual

O temporal que provocou a tragédia no Estado do Rio teve início no final da tarde de segunda-feira (5) e levou o caos à capital e à região metropolitana, que praticamente pararam na terça-feira. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), somente na terça-feira choveu mais do que o esperado para todo o mês de abril na região.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o número de desabrigados em municípios das regiões metropolitana, Baixada Fluminense, Baixada Litorânea e Serrana mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias é de 3.262, enquanto que o total de desalojados já soma 11.439 pessoas.

Somente na capital, são cerca de 5.000 desabrigados.

Depoimentos

Centenas de pessoas estão no morro do Bumba à espera de notícias sobre parentes desaparecidos e amigos. Gisele Barbosa, 27, presenciou o deslizamento. "Parecia um filme de terror. As pessoas começavam a gritar e, em instantes, eram levadas pela terra. Gritavam, morriam. Gritavam, morriam", descreve ela, que não perdeu a mãe por sorte. "A casa dela desabou todinha. Mas ela tinha ido recarregar o celular naquela hora", comemora.

Felipe de Souza, 21, pizzaiolo, disse que o cenário no local é de terror. “Ouvi um barulho muito forte. Um estrondo. E vi todo mundo gritando 'sai, sai, sai'. Logo depois veio tudo abaixo. A situação é caótica. Tem muita gente soterrada ali.”

A aposentada Sueli Campos, também relatou o que viu. “Tava tudo escuro, as pessoas mal conseguiam andar. Meu marido se quebrou todo. Estou só com a roupa do corpo”, disse, aos prantos.

O vendedor Carlos Eduardo Moreira, 24, permanece, desolado, no local, à espera de um milagre.

“Estão falando em 40, 60 casas, mas e as pessoas? Tem com certeza mais de 60 pessoas soterradas lá. A família inteira do meu vizinho foi embora junto com a lama. Só na casa dele tinha sete pessoas”.

Alerta

Na capital fluminense, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) voltou a recomendar hoje que as famílias deixem as áreas de risco e busquem abrigo em outros locais. Segundo a prefeitura, ainda há muitos riscos de deslizamento nas encostas da cidade.

Paes também alertou que os problemas no trânsito da capital do Estado devem continuar em razão de várias vias ainda estarem bloqueadas. "Por isso, pedimos de novo que as pessoas que não tiverem obrigação de sair que não o façam, e que busquem fazer carona solidária, auxiliando os vizinhos e desafogando o tráfego."

Fonte: http://www.uol.com.br/ - 08/04/2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

sábado, 3 de abril de 2010

Dica cultural.


A dica cultural dessa semana é o filme "O resgate do Soldado Ryan" (1998), de Steven Spielberg.

É um filme de guerra que conta com um elenco fantástico. Atores consagrados como Tom Hanks, Matt Damon, Edward Burns e Adam Goldberg fazem parte desse grande sucesso do cinema.

A seguir você confere a sinopse e o trailer.

Bom divertimento.

"Durante a Segunda Guerra Mundial, o alto comando do exército descobre que quatro irmãos Ryan estavam nas forças armadas e que três deles foram mortos. O Capitão John Miller (Tom Hanks) é designado para salvar o último soldado da família Ryan que ainda está vivo e retirá-lo do conflito. Porém, é preciso descobrir onde ele está, percorrendo diversas regiões do território em guerra. Durante a missão, Miller e seus soldados enfrentam inimigos e seus próprios medos. O filme se inicia com a batalha do Dia D, quando Miller e seu batalhão se aproximam da praia de Omaha, no dia 6 de junho de 1944, frente à artilharia alemã, em uma inesquecível sequência de 24 minutos até a vitória americana."



Justiça condena site por artigo que acusa Igreja Universal de explorar fiéis

A juíza Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, da 6ª Vara Cível de Porto Velho, em Rondônia, condenou o site “Rondôniaaovivo.com” a pagar indenização de R$ 6.000 à Igreja Universal por ter publicado um artigo chamando seus dirigentes de “mercantilistas da fé” que exploram os fiéis.

Segundo a magistrada, o portal eletrônico veiculou uma mensagem caluniosa ao expor ao público a acusação de que a Universal estaria praticando crime de estelionato e charlatanismo, “sem que apontasse a fonte legítima para se assegurar acerca da veracidade das informações”.

No artigo intitulado “Chicote de Cristo para mercadores da fé”, o autor, Antônio Serpa do Amaral Filho, afirma que “igrejas, principalmente evangélicas, abrem e fecham templos da noite pro dia, como se fossem lojas comerciais que entram e saem do mercado. Pastores são treinados dentro dos parâmetros de um empreendimento capitalista moderno. Edir Macedo criou métodos e fez escola, e a máfia evangélica entranhou de vez em todos os tecidos sociais do país”.

Além disso, afirmava que líderes religiosos, “engordando as contas bancárias” montam, exploram e mantêm seus templos funcionando com estratégias capitalistas. “Tudo à custa de um bom cachê para os ‘exorcistas do protestantismo’”, diz o texto.

Segundo a Igreja, o texto acusava implicitamente os membros da entidade religiosa de práticas delituosas e a imprudência do site ao veicular artigo falso sem qualquer critério causou profundo abalo em sua moral e imagem como entidade religiosa, diante da publicação irresponsável e sensacionalista do artigo. O site foi julgado como revel, pois não apresentou contestação.

A juíza concordou com a argumentação da Igreja e entendeu que a publicação contém “excessos que ultrapassam o limite do direito à informação, caracterizando-se violação à incolumidade moral da autora, em razão do cunho ofensivo de que é dotada”.

“Ultrapassados tais limites de liberdade da informação, a empresa editorial que veiculou o ato calunioso, obriga-se a reparar os danos morais, sejam estes ocasionados por dolo ou culpa”, disse a magistrada, que concordou que a manifestação extrapolou o exercício da liberdade de expressão e denegriu a imagem da Igreja.

“A crítica em si é permitida, entretanto repele-se, o excesso, a pura agressão sem respaldo em prova fática”, complementou a juíza.

Fonte: http://www.ultimainstancia.uol.com.br/ - 02/04/2010