quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Justiça gaúcha autoriza aborto de feto com anencefalia

A Justiça do Rio Grande do Sul autorizou o aborto de um feto de 23 semanas diagnosticado com anencefalia. O desembargador Newton Brasil de Leão, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado, considerou que nesta condição não é possível que o feto se mantenha vivo.

Ao determinar a imediata expedição do alvará autorizando a mãe a realizar a antecipação do parto, o magistrado afirmou que o caso deve ser julgado com a devida urgência. “A cada dia que a gestante desenvolve a indesejada gravidez, os riscos da intervenção médica se aprofundam, razão pela qual estou dando provimento ao recurso”, afirmou em decisão monocrática.

Decisão de primeira instância já havia negado a interrupção. O Ministério Público pronunciou-se favoravelmente ao pedido.

O desembargador lembrou que a Câmara do TJ gaúcho, na maioria das vezes, autoriza o aborto. Em outros julgamentos, os magistrados já entenderam que a interrupção da gravidez tem caráter terapêutico, pois pretende salvar a vida da gestante.

Em outro caso citado pelo magistrado gaúcho, reconheceu-se que o direito não é algo estático e que, portanto, deve se adequar à realidade. “Estados brasileiros têm autorizado a interrupção da gravidez, nos casos assemelhados, sob o entendimento de não ser justo obrigar uma mãe a gestar um ‘amontoado de células humanas sem expectativa de vida’”, dizia a decisão.

A questão sobre a interrupção da gestação de fetos anencéfalos deverá ser decidida de forma definitiva pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A ação, que tramita desde 2004 na Corte, tem o objetivo de que a legislação penal não seja aplicada aos casos de aborto dos fetos anencéfalos, que na grande maioria das vezes não sobrevivem após o parto.

fonte: www.ultimainstancia.uol.com.br

4 comentários:

  1. Esse bebê mesmo anencéfalo não é um amontado de células e sim um FILHO DE DEUS!!!
    TOTALMENTE CONTRA O ABORTO EM QUALQUER SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Esse bebê mesmo anencéfalo não é um amontado de células e sim um FILHO DE DEUS!!!
    TOTALMENTE CONTRA O ABORTO EM QUALQUER SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Lilian: também sou contra o aborto, mas a Justiça tem se inclinado a permiti-lo nesses casos. Até...

    ResponderExcluir
  4. Só lanço uma questão:
    Se a morte cerebral autoriza a doação de órgãos...
    O fato de um feto não possuir cérebro não seria uma espécie de morte cerebral?
    Ser filho de Deus todos somos, mas o feto sem cérebro não tem expectativa de vida... aonde estava Deus?

    ResponderExcluir